quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PROJETO "MINHA CULTURA TAMBÉM É FOLCLORE"- 2ª ETAPA - 2014


NOSSA CULTURA!



 
                              
EXPOSIÇÃO- TIA PATRÍCIA- 2º PERÍODO
ADIVINHAÇÕES- TRAVA-LÍNGUAS- PROVÉRBIOS


  











TURMA DA TIA ALEXSSANDRA- MATERNAL
MITOS FOLCLÓRICOS- CURUPIRA

MITOS FOLCLÓRICOS- SEREIA IARA




TURMINHA DA TIA ALEXSSANDRA
INICIANDO A CONFECÇÃO DA SEREIA IARA













CANTIGAS DE RODA- TURMA DA TIA ARLETE-1º PERÍODO






PARLENDAS- TIA ROSIMEIRE- 2º PERÍODO




BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS- TIA KELEM- 2º PERÍODO









AULAS ESPECIALIZADAS DE MÚSICA- TIA FLÁVIA, TIA ANA LÚCIA, TIA KÁTIA



LITERATURA EM CORDEL




APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE CAPOEIRA






















NOSSA BANDINHA- 2º PERÍODO- PATRÍCIA

NO MARIA DAS NEVES AS CRIANÇAS APRENDEM A FAZER VÁRIOS INSTRUMENTOS MUSICAIS.
LATAS, COPINHOS, PETS, TINTAS, CORES...
 ELES ADORAM PINTAR E FAZER MELECA.
VAMOS LÁ CRIANÇADA NOSSA BANDINHA ESTÁ QUASE PRONTA






























 BRINCANDO COM O BOI DA MANTA- TURMINHA DA TIA ODETE- MATERNAL







EXPOSIÇÃO-   BOTO ROSA- TIA ODETE- MATERNAL



EXPOSIÇÃO- BOI DA MANTA- TIA ODETE- MATERNAL



EXPOSIÇÃO- MULA SEM CABEÇA- TIA SÍLVIA- MATERNAL



EXPOSIÇÃO- SACI-PERERÊ- TIA SÍLVIA- MATERNAL





LENDAS-  TURMA DA TIA SUELI- 2º PERÍODO



COMIDAS TÍPICAS- TURMA DA TIA MÁRCIA- 1º PERÍODO





VISITA À EXPOSIÇÃO - TURMA DA TIA MÁRCIA- 2º PERÍODO




BRINQUEDOS FOLCLÓRICOS- TURMA DA TIA MARIA CÉLIA- 1º PERÍODO














































                            CRECHE MUNICIPAL “MARIA DAS NEVES OLIVEIRA”

              PROJETO

 “MINHA CULTURA TAMBÉM É FOLCLORE”

JUSTIFICATIVA
O Referencial curricular foi embasado nos princípios de respeito à dignidade e aos direitos das crianças, levando em conta suas diferenças individuais, econômicas, étnicas, religiosas e garantia de acesso aos bens socioculturais. Trabalhar FOLCLORE na escola é poder tentar garantir tais direitos, além de disseminar e valorizar a cultura de um povo; sua história, seus usos, seus costumes, tradições, lendas e suas manifestações artísticas que foram passadas de geração em geração. Para a abordagem do tema de forma eficaz devemos levar em consideração elementos do dia-a-dia da criança.  Ela precisa perceber que sua própria cultura faz parte do folclore brasileiro, se ver como integrante da diversidade que forma e identifica a nossa cultura e conhecer vários personagens e espaços, várias situações, referências e momentos culturais, através de atividades lúdicas, instigantes e prazerosas.
OBJETIVO GERAL
·         Conhecer e resgatar tradições e manifestações culturais do folclore brasileiro

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Valorizar o folclore de Vespasiano e do Brasil;
·         Estimular a imaginação da criança; a consciência fonológica, o raciocínio, a reflexão, a criatividade, a atenção, a psicomotricidade, a interação, a pesquisa e a linguagem.

·         Valorizar as diferentes formas de expressão; de criação, de fazer, de viver, as artes; os artistas, as obras, os objetos, os documentos, edifícios e os espaços de manifestações artísticas e culturais, dentre outros;

·         Conhecer as Lendas, os mitos e crendices; amuletos e as simpatias, a medicina popular, artesanato e culinária; comidas típicas; brincadeiras e brinquedos, jogos, cantigas infantis e instrumentos musicais; Trava-línguas, provérbios e ditos populares; linguagem, literatura, desafios e apelidos; os folguedos, festas e danças; as adivinhas, as parlendas, provérbios e poesias.

DESENVOLVIMENTO

·         Conversa informal em rodinha e entrevista com os pais para identificar o que as crianças e suas famílias já sabem sobre o tema de forma clara e objetiva;
·         Elaboração de pesquisas sobre o assunto e socialização dos conhecimentos adquiridos com o grupo;
·         Apresentação do significado da palavra folclore, os personagens e explicação de suas características físicas, seus valores, e suas atitudes;
·         Pesquisa sobre a cultura de nossa cidade;
·         Preparação de material feito pelas crianças para a exposição utilizando sucatas; painéis, álbuns, murais, dobraduras, texturas, pinturas, desenhos e colagens, etc;
·         Proporcione articulação entre conteúdo, brincadeiras e interação que façam as crianças aprenderem a conviver com as diferenças de temperamentos, comportamentos, intenções, hábitos e costumes de diferentes culturas;
·         Atividades para estimular as potencialidades do corpo, expressar emoções usando o corpo, deslocar-se em segurança;
·         Proponha atividades de incentivo ao raciocínio lógico matemático e a oralidade;
·         Atividades de estímulo ao pensamento envolvendo formas de resolução de problemas;
·         Atividades para a compreensão de si e dos outros;
·         Dar possibilidade de a criança produzir arte e apreciar a produção de outras culturas;

·         Atividades de construção de valores através das histórias contadas, imagens, recontos, etc;
·         Faça a criança se perceber que está dentro de um grupo de uma comunidade e de uma sociedade;
·         Trabalhe diferentes gêneros textuais, portadores textuais, rótulos, para reforçar a escrita e a consciência fonológica;
·         Os alunos podem criar folhetos para divulgação da exposição para a comunidade;
·         Exponha o material produzido pela criança de acordo com o tema folclórico trabalhado.

 CULMINÂNCIA  E AVALIAÇÃO
·         Exposição de trabalhos desenvolvidos com as produções artísticas das crianças, visita dos pais e relatório final, identificando pontos positivos e negativos verificados no processo.
·         Observação e registro das atividades propostas pelo professor e socialização de suas práticas.








Um comentário:

  1. Parabenizamos a todos os profissionais envolvidos no Projeto "Minha cultura também é folclore" pelo belo trabalho e agradecemos ao grupo de capoeira do bairro Célvia e do município de São José pela linda apresentação . Vocês nos encantaram e nos envolveram no rítmo gostoso, envolvendo alunos e professores nesta roda de capoeira maravilhosa!!!!!

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