EXPOSIÇÃO- TIA PATRÍCIA- 2º PERÍODO
ADIVINHAÇÕES- TRAVA-LÍNGUAS- PROVÉRBIOS
TURMA DA TIA ALEXSSANDRA- MATERNAL
MITOS FOLCLÓRICOS- CURUPIRA
MITOS FOLCLÓRICOS- SEREIA IARA
TURMINHA DA TIA ALEXSSANDRA
INICIANDO A CONFECÇÃO DA SEREIA IARA
CANTIGAS DE RODA- TURMA DA TIA ARLETE-1º PERÍODO
PARLENDAS- TIA ROSIMEIRE- 2º PERÍODO
BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS- TIA KELEM- 2º PERÍODO
EXPOSIÇÃO- BOTO ROSA- TIA ODETE- MATERNAL
EXPOSIÇÃO- BOI DA MANTA- TIA ODETE- MATERNAL
EXPOSIÇÃO- MULA SEM CABEÇA- TIA SÍLVIA- MATERNAL
EXPOSIÇÃO- SACI-PERERÊ- TIA SÍLVIA- MATERNAL
LENDAS- TURMA DA TIA SUELI- 2º PERÍODO
VISITA À EXPOSIÇÃO - TURMA DA TIA MÁRCIA- 2º PERÍODO
BRINQUEDOS FOLCLÓRICOS- TURMA DA TIA MARIA CÉLIA- 1º PERÍODO
CRECHE MUNICIPAL “MARIA DAS NEVES OLIVEIRA”
PROJETO
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“MINHA CULTURA TAMBÉM É FOLCLORE”
JUSTIFICATIVA
O Referencial curricular foi embasado nos princípios de respeito à dignidade e aos direitos das crianças, levando em conta suas diferenças individuais, econômicas, étnicas, religiosas e garantia de acesso aos bens socioculturais. Trabalhar FOLCLORE na escola é poder tentar garantir tais direitos, além de disseminar e valorizar a cultura de um povo; sua história, seus usos, seus costumes, tradições, lendas e suas manifestações artísticas que foram passadas de geração em geração. Para a abordagem do tema de forma eficaz devemos levar em consideração elementos do dia-a-dia da criança. Ela precisa perceber que sua própria cultura faz parte do folclore brasileiro, se ver como integrante da diversidade que forma e identifica a nossa cultura e conhecer vários personagens e espaços, várias situações, referências e momentos culturais, através de atividades lúdicas, instigantes e prazerosas.
OBJETIVO GERAL
· Conhecer e resgatar tradições e manifestações culturais do folclore brasileiro
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Valorizar o folclore de Vespasiano e do Brasil;
· Estimular a imaginação da criança; a consciência fonológica, o raciocínio, a reflexão, a criatividade, a atenção, a psicomotricidade, a interação, a pesquisa e a linguagem.
· Valorizar as diferentes formas de expressão; de criação, de fazer, de viver, as artes; os artistas, as obras, os objetos, os documentos, edifícios e os espaços de manifestações artísticas e culturais, dentre outros;
· Conhecer as Lendas, os mitos e crendices; amuletos e as simpatias, a medicina popular, artesanato e a culinária; comidas típicas; brincadeiras e brinquedos, jogos, cantigas infantis e instrumentos musicais; Trava-línguas, provérbios e ditos populares; linguagem, literatura, desafios e apelidos; os folguedos, festas e danças; as adivinhas, as parlendas, provérbios e poesias.
DESENVOLVIMENTO
· Conversa informal em rodinha e entrevista com os pais para identificar o que as crianças e suas famílias já sabem sobre o tema de forma clara e objetiva;
· Elaboração de pesquisas sobre o assunto e socialização dos conhecimentos adquiridos com o grupo;
· Apresentação do significado da palavra folclore, os personagens e explicação de suas características físicas, seus valores, e suas atitudes;
· Pesquisa sobre a cultura de nossa cidade;
· Preparação de material feito pelas crianças para a exposição utilizando sucatas; painéis, álbuns, murais, dobraduras, texturas, pinturas, desenhos e colagens, etc;
· Proporcione articulação entre conteúdo, brincadeiras e interação que façam as crianças aprenderem a conviver com as diferenças de temperamentos, comportamentos, intenções, hábitos e costumes de diferentes culturas;
· Atividades para estimular as potencialidades do corpo, expressar emoções usando o corpo, deslocar-se em segurança;
· Proponha atividades de incentivo ao raciocínio lógico matemático e a oralidade;
· Atividades de estímulo ao pensamento envolvendo formas de resolução de problemas;
· Atividades para a compreensão de si e dos outros;
· Dar possibilidade de a criança produzir arte e apreciar a produção de outras culturas;
· Atividades de construção de valores através das histórias contadas, imagens, recontos, etc;
· Faça a criança se perceber que está dentro de um grupo de uma comunidade e de uma sociedade;
· Trabalhe diferentes gêneros textuais, portadores textuais, rótulos, para reforçar a escrita e a consciência fonológica;
· Os alunos podem criar folhetos para divulgação da exposição para a comunidade;
· Exponha o material produzido pela criança de acordo com o tema folclórico trabalhado.
CULMINÂNCIA E AVALIAÇÃO
· Exposição de trabalhos desenvolvidos com as produções artísticas das crianças, visita dos pais e relatório final, identificando pontos positivos e negativos verificados no processo.
· Observação e registro das atividades propostas pelo professor e socialização de suas práticas.
Parabenizamos a todos os profissionais envolvidos no Projeto "Minha cultura também é folclore" pelo belo trabalho e agradecemos ao grupo de capoeira do bairro Célvia e do município de São José pela linda apresentação . Vocês nos encantaram e nos envolveram no rítmo gostoso, envolvendo alunos e professores nesta roda de capoeira maravilhosa!!!!!
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