domingo, 17 de agosto de 2014

PROJETO POETAS EM REDE 2014/SME/1ª e 2ª etapas


PROJETO POETAS EM REDE

Tomando por base o projeto da Escola Municipal Ordelina de Lourdes Costa, Poetas Ordelianos, que completaria sua V edição neste ano, desenvolvemos, agora ampliando para toda rede municipal, o projeto Poetas em Rede , nos mesmos moldes do primeiro, projeto em que as poesias são feitas dentro da rede municipal de educação, poesias de autoria própria de alunos, professores, pais, diretores, cantineiros, porteiros, etc...o importante é que seja um poema inédito, ou seja, que seja um poeta nascido na rede.
O nome “rede” nos induz a pensar sobre a ideia de associação, união, entrelace, etc, o que nos embute um significado amplo e significativo para se trabalhar.
O projeto terá etapas a serem cumpridas e toda a escola deverá se envolver, no entanto, os professores de língua portuguesa, língua inglesa e artes serão os responsáveis pela execução desenvolvimento do projeto em cada escola.
Todos os diretores deverão se comprometer a também fazer parte deste projeto.
O mês de março constitui o período chamado de sensibilização e inspiração, período em que os professores devem desenvolver nas turmas o desejo pela poesia, sua importância e na qual o projeto deverá ser introduzido na escola, com a percepção de sua dimensão para toda da rede. Neste momento, ler poemas, dar oportunidade aos alunos de estar diante de poemas é de fundamental importância para o desenvolvimento deste projeto.
É neste mês que será desenvolvido na escola a percepção de quem serão os poetas e quem serão os declamadores que representarão a escola.
Cada escola poderá enviar as poesias que desejar, porém fica limitado a cada escola a participação de dois declamadores para representá-la, salvo quando houver poemas que predispõe formação de duetos.
As fichas de inscrição chegarão em abril às escolas, através dos diretores e deverá ser enviadas a secretaria de educação até o dia 15 de maio de 2014, conforme calendário em vigor. Quando  este prazo se findar, não poderão ser aceitos novas inscrições, uma vez que a secretaria de educação tem o prazo de até final de maio para fazer a seleção e enviar às escolas os poemas para serem declamados.
Os ensaios ficarão a cargo de cada escola, juntamente com a comissão de ensaio, formada pelos professores de línguas e artes para desenvolvê-los.
A educação infantil fica desobrigada pelo envio de produções,dada a idade das crianças, mas participará da parte de declamação do mesmo jeito que as demais escolas e seguimentos. No entanto, se for do desejo da direção o envio de uma produção feita na escola, a mesma poderá fazê-lo.

As apresentações acontecerão nos dias 16 e 17 de setembro no Capucho.
Todos os poemas enviados serão registrados e serão reunidos em um livro, intitulado “Poetas em rede”, primeira edição.
Todas as dúvidas e orientações serão dadas através do endereço na rede social facebook  poetasemrede/facebook.com ou na coordenação da SME.

Coordenação de línguas e artes da SME




SARAU POÉTICO DA REDE MUNICIPAL DE VESPASIANO -
POESIA DE AUTOR
FICHA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHO PRODUZIDO

Nome da escola/creche: CRECHE MUNICIPAL “MARIA DAS NEVES OLIVEIRA”
Endereço: RUA SANTA CATARINA, 368.
Telefone: 3622-0050
Coordenadora: ANTÔNIA DOS SANTOS ARAÚJO ROCHA

Supervisora: JANE BARBOSA DE SOUZA



1- SOBRE A OBRA

1.1 Trabalho produzido para representar nossa escola:

              “NOSSO PLANETA ÁGUA”

     SEI QUE O MUNDO TEM MUITA ÁGUA
MAIS QUE TERRA, ÁRVORES, BICHOS E PESSOAS.

       TEM ÁGUA PRA TODO LADO!
NOS RIOS, LAGOS, MARES E CACHOEIRAS.

ENTÃO COMO SERÁ,
QUE TANTA ÁGUA VAI ACABAR?

É QUE O HOMEM SEM PENSAR
GASTA, GASTA SEM PARAR!

E NÃO PENSA QUE ESSE MUNDÃO DE ÁGUA,
POUCA É PRA SE USAR.

ENTÃO VAMOS CUIDAR PRESERVAR E ECONOMIZAR,
PARA NUNCA NOS FALTAR.

1.2: Autoria(s):SUELI IZÍDIO VIANA



OBS: A POESIA DEVERÁ SER DECLAMADA PELOS ALUNOS DA AUTORA; SUELI IZÍDIO VIANA, A PEDIDO DA PROFESSORA E TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA CRECHE.
11- SOBRE O AUTOR

1.1: Nome: SUELI IZÍDIO VIANA
1.2: Idade:                    1.3: Cargo/Posição: PI
        
1.5: Telefones: 97787458/31082555


SUGESTÕES DE OUTRAS POESIAS CRIADAS NA CRECHE MUNICIPAL “MARIA DAS NEVES OLIVEIRA”.

1-    BORBOLETA NA CHUVA- AUTORA: PATRÍCIA MARTINS

VOA, VOA, BORBOLETA
A CHUVA VEM NO CAMINHO
VEM AQUI PRO MEU CABELO
QUE MAMÃE CHAMA DE NINHO.

VEM SE ESCONDER BORBOLETA
EU CONHEÇO UM BOM LUGAR
AQUI NESSE MEU CACHINHO
CHUVA NÃO VAI TE MOLHAR.

2-    PÁTRIA AMADA BRASIL- AUTORA: MÁRCIA MARIA

QUERO VER A SELEÇÃO
ALEGRANDO MEU CORAÇÃO
SE TORNANDO CAMPEÃ
NA COPA DESSE MUNDÃO

MAS AQUI VAI MEU PEDIDO
DEUS SARA ESTA NAÇÃO
O QUE ADIANTA SER CAMPEÃO
COM TANTA GENTE MORRENDO EM VÃO
SEM NENHUMA EXPLICAÇÃO?

OBRIGADO DE CORAÇÃO
POR OUVIR MINHA ORAÇÃO.

3-    SÓ QUERO BRINCAR     - AUTORA: KELEM

SER CRIANÇA É SER FELIZ,
É VIVER SEMPRE A SONHAR.
SEM SE PREOCUPAR COM O TEMPO
DEIXANDO A VIDA PASSAR.

QUANDO EU FOR ADULTO, ME PREOCUPAREI,
COM O FUTURO QUE IRÁ CHEGAR.
POIS AGORA SOU CRIANÇA
E SÓ ME PREOCUPO EM BRINCAR.

4-    O SEGREDO – AUTORA: SUELI IZÍDIO VIANA

MAMÃEZINHA QUERIDA,
ESCUTE UM SEGREDO
VOU TE CONTAR
SEM MAIS ENREDO.

É MEU CORAÇÃO
QUE VAI DIZER:
TUM, TUM, TE AMO!
TUM, TUM, TE AMO!
TUM, TUM, TE AMO!

5-    FAMÍLIA- AUTORA: SUELI IZÍDIO VIANA

UMA FAMÍLIA
           É TUDO DE BOM!
           FAMÍLIA É FONTE DE AMOR,
           É PORTO SEGURO,
           É ACONCHEGO SEM FIM.

          TEM FAMÍLIA DE TODO TIPO
          GRANDE E PEQUENA,
          TEM FAMÍLIA COM PAPAI E MAMÃE,
          FAMÍLIA COM VOVÓ E VOVÔ,
         TEM FAMÍLIA SÓ COM PAPAI,
         E TAMBÉM SÓ COM MAMÃE.
         TEM ATÉ FAMÍKLIA SÓ COM TITIAS!
         E OUTROS TIPOS MAIS.

           MAS PRA MIM O QUE CONTA
           É A FAMÍLIA QUE EU TENHO
          E QUE CABE DIREITINHO
          DENTRO DO MEU CORAÇÃO!



AOS CUIDADOS DE COOLINART- COORDENAÇÃO DE LÍNGUAS E ARTES A/C GRECIANA/ GREGA

ATENCIOSAMENTE,


EQUIPE PEDAGÓGICA.



Secretaria Municipal de Educação
Coordenação de Língua Portuguesa

“ Nos seus lábios não tinha sorriso
Mas nos seus olhos encontrei encanto.
No seu rosto calado, mistério escondia...
Era algo de errado ou a luz do dia,
 Que insistia em pousar aí? “ – Greciana Grega
I-Introdução
Desde os primórdios, o homem se depara com a necessidade de colocar seus sentimentos para fora de forma a exteriorizar aquilo que acumula dentro de si. Com o advento da escrita  e as formas de expressão serem incorporadas, a declamação daquilo que se escrevia virou uma prática bastante celebrada entre os homens e não uma prática somente realizada por artistas.
A poesia desperta a sensibilidade e os valores estéticos de uma sociedade. Aprimora as emoções e a sensibilidade, aguça sensações. Estabelece múltiplos significados, valoriza os sentimentos e materializa o prazer.
A poesia espera de seu leitor um olhar mais atento, mais aguçado, ativa  os sentimentos internos, apura os sentidos, entrelaça em uma rede emoções, desejos, juízos de valores  e considerações.
A poesia faz parte do homem e ele dela, de forma intensa ou branda, dependendo do grau de comprometimento e envolvimento que este concede a ela.
II-Justificativa
Desenvolver a escrita, conceitos essenciais de articulação de ideias  e pensamentos se faz hoje através de gêneros textuais, tão em voga nas práticas dos professores de língua portuguesa.  A poesia, trata-se de um gênero textual capaz de interagir com o pensar do aluno de diversas formas e concedendo a ele a  possibilidade de trabalhar com múltiplos sentidos, estabelecer conceitos amplos e diversos, além emergir uma essência filosófica e humana muito grande entre os que se envolvem na escrita de uma poesia ou na declamação desta.
Ao transcender a realidade, cada indivíduo se reconhece no texto lido de acordo com a sua relação com o mundo.
O professor se estabelece como o primeiro mediador do aluno no mundo da poesia. Confere a este a responsabilidade de propor um encontro prazeroso e capaz de levar o aluno a reconhecer na poesia seus sentimentos e atribuir a ela  um grau de valorização enriquecedora.
Assim, a poesia deve fazer parte da rotina escolar da mesma forma que faz parte da essência humana e ter um lugar de destaque no conteúdo disciplinar em todas as séries.
III- Poesia de autor
Ao conferir à poesia um grau de valorização curricular de prestígio, se estabelece também que possa trabalhar a ludicidade latente a este recurso didático. Daí o grau de prazer e agradabilidade que ele carrega, oportunizando um clima de diversão e descontração na escola.
Ao falar de poesia, se fala de sentimentos, de coisas internas, peculiares ao ser humano.
Declamar uma poesia é buscar ir fundo no que foi escrito, é incorporar sensações e desejos e tomá-los como seus. É inferir de forma significativa nas palavras e buscar seus multisentidos. É buscar no seu interior a concepção mestra do ser humano.
Produzir uma poesia é a necessidade inerente do ser humano de estabelecer um elo entre o eu interior e o eu exterior, de cavalgar entre os diversos sentimentos adormecidos e que ao ver uma porta aberta, se descortina e estabelece conexão com o mundo cá fora.
Quem de nós já não se aventurou a rabiscar algumas palavras? Quem de nós nunca quis dizer o que sente através de versos? Quem de nós nunca tentou ser poeta? Essa mesma necessidade que vivenciamos em outrora, faz parte do cotidiano de nossos alunos.
Levando em consideração que esta geração que está aí é a geração mais informada que se tem notícia, nunca antes se estabeleceu tanta necessidade de se expor, se mostrar, de se despir emocionalmente como agora. Assim, oportunizar ao aluno, escrever sobre si mesmo, sobre o que sente , sobre o que vivencia é a melhor maneira de buscar o poeta que cada um abriga dentro de si.
A proposta dos poetas em rede é buscar os poetas que habitam as escolas e descortiná-los. Deixar o caminho livre para que possam se manifestar, que possam se descobrir, que possam se reconhecer através de seus próprios poemas e escritos. Então, mais que buscar os sentimentos e multisignifcações  nos poetas já de prestígio, buscaremos os nossos próprios poetas com suas palavras, seus sentimentos e sua verdade, buscando-se assim uma identidade própria.
Poesia de autor é a poesia feita por um aluno, um professor, um cantineiro, um supervisor, um diretor, um porteiro, etc. É a poesia de Vespasiano. É a nossa poesia. A nossa história contada em forma de versos.
É a nossa oportunidade maior de interação, de conhecimento e reconhecimento.
IV-Objetivos
a)    Geral: Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia , para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar seus próprios poemas.
b)    Específicos:
*Desenvolver o interesse e o gosto pela literatura, pela poesia
*Estabelecer relação entre mensagem poética e vida
*Usar a poesia como mais um meio de comunicação
*Declamar poesia, explorando suas multisignificações
*Reconhecer os poemas em suas diversas formas
*Proporcionar a interatividade e comunhão de ideias e conceitos
*Resgatar sentimentos e valores
*Integrar a escola e a comunidade dentro de uma perspectiva artística e inovadora
*Valorizar o que cada um tem de melhor e dar a ênfase necessária.

V- Cronograma estrutural

Em anexo

VII –Concepção de produção
Em anexo

Belo horizonte, 24 de fevereiro de 2014.

Coordenação Pedagógica 
















































Um comentário:

  1. Parabéns a Secretaria de Educação pela iniciativa, à professora Sueli Izidio Viana pelo poema escolhido para representar nossa escola e aos alunos pela linda apresentação.

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